Sexta, 06 Agosto 2021 19:52

CURSO DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE TRATOR AGRÍCOLA EM PARECIS/RO

SENAR realizou curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, no município de Parecis (RO)

Uma parceria entre a Prefeitura municipal de Parecis e o SENAR, promoveu o curso no município, entre os dias 02 e 06 de agosto de 2021.

Foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAR/RO) em parceria com a prefeitura municipal de Parecis, através da Secretaria Municipal de Agricultura e meio Ambiente (SEMAGRI), o curso profissionalizante de “Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas” no município.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR-AR/RO em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e meio Ambiente (SEMAGRI) do município de Parecis (RO), capacitou mais uma turma no curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas. Os participantes foram orientados sobre os instrumentos de controle e comando do trator agrícola, com instruções de uso correto, visando garantir a segurança do trabalho e acima de tudo, do Operador.

Segundo o instrutor Jeová Alves de Oliveira Batista, o curso foi ministrado de maneira teórica e prática, “com o objetivo de instruir o funcionamento e a operação de tratores, reforçando os principais cuidados para a segurança acima de tudo, do Operador. O curso qualificou 12 trabalhadores rurais, habilitando-os no manejo das máquinas, como sistemas de lubrificação, de combustível, de embreagem, de freios e hidráulicos, além de componentes da plataforma e medidas de segurança no trabalho. Os cursos do SENAR são muito focados na segurança. Segurança do operante no uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPI’s), e também o cuidado do operador para com a máquina e demais implementos agrícolas”, relata o instrutor Jeová Batista.

O curso contou com a presença do secretário municipal, Marcos Andrade Will, popular Marcão da kapa 8, ladeado da equipe da SEMAGRI, “Mais uma vez estamos comemorando a capacitação que foi oferecida para 12 alunos em Parecis. Agradeço ao grupo pela dedicação e empenho em desenvolver suas habilidades e aprender as técnicas oferecidas. A mecanização no campo está presente na preparação do solo para a plantação, na manutenção das lavouras e deixa os processos de plantio e colheita mais rápidos e eficientes. O curso atende à demanda de capacitação na operação de Tratores Agrícolas”, exaltou Marcão.

Com o crescimento constante da população mundial, a produção de alimentos precisa seguir o ritmo. “Não se desenvolve o agronegócio sem a mecanização agrícola; os equipamentos estão com maior capacidade de produção a cada ano, contribuindo com a mecanização e aumentando a produção de alimentos, assim conseguindo atender melhor a população. Entre os ganhos proporcionados pelo curso está a elevação da autoestima e a possibilidade de agregar uma renda permanente ou extra, como operador de Tratores Agrícolas. A educação profissional no Brasil é uma das principais apostas para melhoria do crescimento econômico do país de forma contínua, gerando melhores oportunidades e renda para jovens e adultos, por isso fico muito feliz pela realização desse curso no nosso município”, salientou o prefeito municipal de Parecis, Marcondes de Carvalho.

"O SENAR-AR/RO continua promovendo cursos de Formação Profissional Rural e de Promoção Social para os produtores rurais da região de Parecis, trazendo capacitação, informação e melhorias para a qualidade de vida do produtor rural Parecisense", finalizou José de Carvalho Sobrinho, presidente do sindicato dos produtores rurais de Pimenta Bueno e Região.