Quinta, 22 Abril 2021 10:08

GESTANTES DE PARECIS/RO, SÃO BENEFICIADAS COM ENXOVAIS DO PROGRAMA ESTADUAL “MAMÃE CHEGUEI”.

Programa “Mamãe Cheguei” tem como objetivo principal motivar as mamães a participarem das consultas do pré-natal.

Na última quarta-feira (20-04) o prefeito municipal Marcondes de Carvalho, ladeado da equipe do (Cras e Fmas) recebeu em Parecis a Secretária adjunta da (Seas) Liana Silva de Almeida Lima, que esclarece sobre o público alvo do Programa ’Mamãe Cheguei’. Sendo eles, gestantes e recém-nascidos que residam no município em situação de vulnerabilidade social. “O programa foi destinado para as mamães em situação de vulnerabilidade social e econômica e vem atendendo mulheres grávidas, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), que são acompanhadas pela rede municipal do SUAS e do SUS”, esclareceu a Secretária Liana Lima.

"O Programa tem como principal objetivo motivar as mamães a participarem das consultas do pré-natal, fortalecendo o vínculo entre mãe e filho com serviços e projetos socioassistenciais, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) e o Centro de Referência da Assistência Social (Cras-Parecis) proporcionando um acalento para os bebês nos seus primeiros dias de vida", enalteceu Vanda Rodrigues Lopes, Psicóloga/Cras.

A secretaria municipal de assistência social, explica sobre a parceria por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) e Cras-Parecis. “Gestantes cadastradas no Programa ‘Mamãe Cheguei’ são beneficiadas em Parecis, através do Centro de Referência da Assistência Social (Cras-Parecis) em parceria com (Seas). Onde selecionamos as gestantes que correspondem aos critérios exigidos para serem contempladas com um kit de enxoval, contendo 19 peças, entre elas, uma banheira, fraldas descartáveis, kit de higiene e roupinhas para o bebê”, explicou Juliana Alves Salomão.

“Gestantes que ainda não se cadastraram ao CadÚnico devem procurar o Crás apresentando os documentos pessoais, comprovante de residência, cartão do pré-natal e do Sistema Único de Saúde (SUS), orientou a vice-prefeita municipal”, Fabiene Alves da Silva.

O prefeito municipal de Parecis finaliza o evento agradecendo e ressaltando os benefícios do Programa, que além dos kits entregues para as futuras mães, estimula o acesso das gestantes ao pré-natal. “Em seu nome Liana, agradeço a toda a equipe do (Seas) e também peço que leve o meu abraço a primeira-dama Luana Rocha, que tem desenvolvido este importante Programa ’Mamãe Cheguei’ como titular da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social em Rondônia. Além dos kits entregues para as futuras mãezinhas aqui presentes, o Programa garante o acesso das gestantes às consultas de pré-natal, com acompanhamento, orientações e informações sobre o parto, cuidados básicos com o bebê, aleitamento materno, vacinas, nutrição e outros assuntos que contribuem com a diminuição da mortalidade materna e infantil”, Finalizou Marcondes de Carvalho.