Sexta, 16 Abril 2021 07:35

PREFEITO DE PARECIS/RO, MARCONDES DE CARVALHO SE REUNE COM DEPUTADO ESTADUAL ISMAEL CRISPIN (PSB).

Prefeito de Parecis/RO se reúne com o Deputado Ismael Crispin para reivindicar ações junto aos órgãos competentes no enfrentamento da crise ocasionada pela defasagem do preço do leite.

O prefeito de Parecis Marcondes de Carvalho, ladeado do secretário municipal de agricultura Marcos Will, popular Marcão da Kapa 8 e dos vereadores, Donizete Vitor Alves; Josivaldo Abrantes da Conceição e João Leopoldo Moraes, se reuniram com Deputado Ismael Crispin na manhã de quarta-feira (14/04), na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, junto ao gabinete do Deputado Ismael Crispin. Durante a reunião, foi reivindicado ao parlamentar medidas para solucionar essa crise do baixo preço do leite, que afeta diretamente a economia local, tendo em vista que a cadeia produtiva leiteira é a principal fonte de renda do munícipio de Parecis.

O prefeito de Parecis também relatou a preocupação de um possível confronto entre as partes envolvidas, haja vista que, a manifestação dos produtores rurais, que decidiram manter a paralização como a única forma encontrada para demonstrar a indignação pela defasagem no preço do leite, que ganhou maior proporção nesse período de pandemia (Covid-19), a qual elevou a alta nos custos de produção. “Estou acompanhando este movimento em tempo real através de vídeos via whatsapp e inúmeros telefonemas, que me preocupa devido a proporção que se estende esta manifestação calorosa, que não se trata de bandoleiros e sim de trabalhadores (as) rurais e produtores que lutam pela valorização do seu produto”, relatou, Marcondes.

O deputado Ismael Crispin (PSB) apontou que diante da crise enfrentada pelos produtores de leite de Rondônia, mais uma vez destaca a importância de ações efetivas direcionadas para o setor. “Em 2019, fizemos um esforço muito grande para que os nossos empreendedores da área rural buscassem alternativas para não chegar a momentos como esses de hoje. Pedimos o fortalecimento das agroindústrias, de uma flexibilização ou da possibilidade de uma legislação que desse condições a esses produtores de seguir outros caminhos mesmo tendo essa produção”, apontou.

Segundo Ismael esta situação vem acontecendo ano após ano, mas desta vez com uma proporção maior devido a defasagem no preço do leite, que ganhou maior dimensão neste período de pandemia (Covid-19), elevando a alta nos custos de produção do leite, precisando de uma alternativa imediata no reajuste dos preços. “Um produtor me mandou mensagem dizendo que estava sendo coagido pela polícia como se fosse bandido. Os nossos produtores não são bandidos, mas eles estão exaustos de lutar pela valorização do seu produto e precisam de ações e não apenas de reuniões e mais reuniões que por muitas vezes ficam sem soluções”, destacou.

Ismael destaca que faz parte de uma comissão que foi criada especificamente para tratar deste tema, no qual estará reunido com os demais Deputados da comissão; Sefin; Seagri; Procon e representantes dos produtores rurais e indústrias láctea (Laticínios), com intuito de chegar ao consenso para solucionar a crise do leite.