Quinta, 28 Janeiro 2021 10:04

COM APOIO DA AROM, PREFEITO DE PARECIS/RO APRESENTA MEDIDAS PARA GESTÃO EFICIENTE.

Atendendo a solicitação do prefeito Marcondes de Carvalho, uma equipe da Associação Rondoniense de Municípios (AROM) realizou nesta segunda-feira (25) um diálogo técnico com os secretários e agentes responsáveis pela tributação da prefeitura. O seminário “Gestão Eficiente do Início ao Fim”, tem o objetivo de levar subsídios que possam nortear o planejamento das gestões, com números sobre arrecadação própria, ICMS, FPM, emprego e renda, além de dados relativos a convênios e obras em aberto ou que possuem alguma pendência para execução.

A entidade constatou que Parecis é o quadragésimo oitavo município em arrecadação no estado e possui vocações de produção, comércio e serviços que permitem um avanço em desenvolvimento, geração de emprego e renda. A melhoria na arrecadação diminuiria a dependência dos repasses constitucionais, como transferências dos governos Federal e Estadual. A AROM apresentou um panorama social e econômico, bem como orientações e suporte aos principais desafios que serão enfrentados pelas gestões entre 2021-2024. Todo o projeto é desenvolvido por técnicos da entidade, envolvendo desde aspectos administrativos como questões de arrecadação municipal.

Entre os assuntos abordados estão: Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei Complementar 173/2020, Pedim, Diário Oficial dos Municípios, Gerenciamento de Transporte Escolar, Lei do Ir e Vir, transferência de recursos, relações institucionais, entre outros. De forma técnica e institucional, também são apresentados os projetos desenvolvidos e as parcerias existentes para que os municípios consigam desenvolver suas atividades com mais eficiência. “São orientações técnicas aos principais desafios que a Administração Municipal vai enfrentar neste início de mandato e no seu decorrer”, destaca Roger André, diretor executivo da AROM.