Quarta, 10 Março 2021 12:01

PARCERIA ENTRE PREFEITURA E HOSPITAL DO AMOR, LEVA SOLIDARIEDADE AOS MUNICIPES DE PARECIS/ RO

A Campanha prevê atender 150 mulheres no município entre 40 e 69 anos, com exames de mamografia gratuitos.

Uma parceria entre a prefeitura municipal de Parecis e a direção do Hospital de Amor, trouxe ao município a unidade móvel do referido hospital para disponibilizar atendimentos específicos à classe feminina, como por exemplo exames de mamografia. Após a equipe se instalar, iniciou-se ontem (09/03) os atendimentos no período da manhã.

A coordenadora Rosineide Bezerra, informa que serão atendidas somente as mulheres que estão na lista de pré-cadastro dos ACS (Agentes Comunitários de Saúde). “Portanto, pedimos para as mulheres que já estão no cadastro, cuja as informações e dados foram coletados pelos agentes de Saúde, que estejam atentas, pois, os Agentes de Saúde estarão ligando para informar o dia e horário do seu atendimento”, informou.

A iniciativa propõe uma Campanha de prevenção ao câncer de mama no município de Parecis. Com diagnóstico preciso e precoce no combate ao câncer de mama, a campanha disponibiliza a carreta de prevenção do Hospital de Amor, equipada com um mamógrafo e tem capacidade para atender 50 mulheres por dia. Mulheres entre 40 a 69 anos poderão fazer mamografia gratuitamente, no município.

Os atendimentos serão realizados até o dia 11 de março, na Praça dos Poetas, no centro de Parecis. A carreta é equipada com material necessário para realizar os exames de mamografia, que pode diagnosticar em fase precoce o câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 90% dos pacientes são curados quando a doença é diagnosticada no início.

O coordenador da campanha em Parecis, o vereador Bruno do Karatê, esclarece sobre o diagnóstico precoce. “Sabendo da importância do diagnóstico precoce do câncer, o Hospital de Amor, desenvolve diversos projetos que visam oferecer exames preventivos gratuitos à população. A unidade móvel é equipada com um mamógrafo digital de última geração, possibilitando a realização de mais de 5.000 mamografias por ano, no estado de Rondônia”, esclareceu.

O câncer de mama atinge milhares de mulheres todos os anos. Apesar disso, pequenos cuidados com a saúde, como autoexame, podem ajudar no diagnóstico precoce, poupando vidas e dando mais chances de cura. “Seu corpo é seu abrigo, por isso não deixe de cuidar dele com muito amor. Faça o autoexame e previna-se contra o câncer de mama”, destacou a vice-prefeita, Fabiene Alves Da Silva.

Em entrevista cedida por telefone, a deputada federal por Rondônia Sílvia Cristina, frisou esse importante trabalho, e informou que amanhã (11/03) estará no município de Parecis. “Quero agradecer a direção e a coordenação do hospital de amor, que disponibilizou esses atendimentos para as munícipes de Parecis. A Prefeitura e a secretaria de Saúde estão de parabéns, por conseguir trazer esse benefício de grande relevância para a população Parecisense. Se Deus permitir estarei aí pessoalmente, prestigiando esse importante trabalho”, frisou a Deputada, Sílvia Cristina.

A missão em promover saúde, através de atendimento médico hospitalar qualificado e de forma humanizada, apoiado em programas de prevenção aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), tem feito à grande diferença no/em âmbito Municipal. Por isso, quero aqui parabenizar essa iniciativa que de forma transparente, leva amor por onde passa. Parabéns a todos os envolvidos; reiterou o prefeito municipal de Parecis, Marcondes de Carvalho.

Para o atendimento é necessário apresentar a carteira de identidade; CPF ou Cartão do SUS.

Para maiores informações entre em contato com Bruno de Oliveira e Rosineide Bezerra

(69) 9.8155-6807 Bruno do Karatê // (69) 9.8131-6536 Rosineide Bezerra

A Equipe da Coordenação local, agradece a compreensão de todos!